segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vogue Brasil chega ao séc XXI?

 A revista Vogue Brasil, sob nova direção, finalmente presenteou seus leitores com uma Black Issue,três anos apos a inicativa da Vogue Italia. 
Sera que a Vogue Brasil saiu do séc XIX e  finalmente chegou ao século XXI?
A edição de janeiro da revista tem somente modelos negras em seus 4 editoriais de moda. São elas Iman Chanel,Gracie Carvalho, Emanuela de Paula e Jourdan Dunn. 
A atitude é de certa forma positiva, mas não sei se tão revolucionaria assim, afinal  podemos e devemos nos questionar  acerca de, pelo menos, dois aspectos desta revista.
1° A chamada "Brasil em alta" (no canto direito da capa),por exemplo,parece não se aplicar muito bem quando relacionada às modelos fotografadas.
Uma vez que das 4 meninas somente 2 sao brasileiras.Deste jeito parece que estamos bem longe de nos livrarmos da "sindrome de colonizados", e que "o terreno do vizinho" continua, na verdade," mais verde e fashion que o nosso..."
No entanto, bem sabemos que não é bem assim, afinal, modelos negras, lindas e de talento o Brasil tem de sobra...
Usa-se o argumento de que muitas das modelos negras não têm talento. O pior déficit notado e comprovado estatisticamente o de oportunidades mesmo!
Acredito que a Vogue deva investir cada vez mais para ter a cara do Brasil. Uma identidade propria pode fazer a Vogue ainda amadurecer e muito...
O que significa que, não se deve copiar as outras, so porque a Vogue Paris ou a Alemã, por exemplo, também quase não usam negros.

Precisamos agora não somente de uma "black issue". Mas sim de edições que premiem os leitores com aparições pontuais multietnicas ,ou seja, com paginas mais diversificadas entre brancas, negras com cara de brancas, negras com cara de negras,morenas,amarelas,...

Leia mais sobre modelos negras "com cara de brancas".

Vale lembrar que valorizar a "matéria-prima" nacional, neste caso, também pode ajudar muito na economia fashion do pais. Assim,poderemos ter uma "balança comercial" mais favoravel, isto é exportando mais e importando menos modelos,padrões, tendências...
Além disso, a pardtir de então, quem sabe futuramente poderemos ter mais brasileiras negras sendo classificadas como modelos relevantes...

Veja quais são as modelos negras que a revista Vogue consideradas como as mais importantes. Uma ajudinha cultural para quem so conhecia a Naomi:

Nesta black issue  da Vogue, por exemplo, nota-se somente a marca lança perfume usou a morena Lais Ribeiro para sua campanha.

E notavel que as marcas em suas campanhas ainda quase não utilizam negras. 

Vamos torcer para que a iniciativa da Vogue contagie também as marcas que ao fazer suas campanhas pensem em diversificar não somente na criatividade da roupas, peças ou
dos cenarios usados, mas também nos seus personagens.

Ja é mais do que sabido que o publico ja esta cansado de ser massacrado visualmente com somente modelos brancas estampadas nas fachadas dos shoppings e outdoors...

Alôô,marcas abram ja os seus olhos para não perderem seu publico!!

Onda negra?
A L'officiel Paris "Noir is beautiful" (Negro é lindo) de Novembro de 2010 também publicou uma matéria sobre Obama e a cultura negra.

So que nesta edição a capa não estampa uma modelo negra e tampouco as paginas.

Esperamos que o fato de modelos negras e da cultura negra ganharem mais visibilidade nas revistas e passarelas não seja somente uma tendência e sim um passo para um futuro o qual a diversidade étnica do pais e do mundo sera mais respeitada e tratada de forma cada vez mais natural. 

Que a força esteja conosco!

2 comentários:

  1. Amiga, fiz um insight no Criloura com este tema e sabia que você iria adotá-lo para aprofundar sobre o assunto.

    Realmente, tem horas que me pergunto quando vejo editoriais tão caucacianos se, já chegamos ao século XXI, que é o século das evoluções e da diversidade ou se estamos entrando no século XIX, quando o ideal de ser negro ainda não desbravava por aqui.

    O negócio é não desistirmos e continuarmos em nossa luta.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, estou aos poucos lendo o seu blog! Adorei o posto das dicas para as pessoas que querem ser modelos. Isso ai Lu, além de informar, ajuda as iniciantes a não cometer erros clássicos.

    Bjins

    Saudades
    Quando puder acessa:http://alucinacoesolimpianas.blogspot.com/

    ResponderExcluir