quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

OESTUDIO e a COM CIÊNCIA NEGRA

OESTUDIO está com a bola da vez. A grife vai colocar somente modelos negros em seu desfile da temporada de inverno 2011 no Fashion RIO. Vale lembrar que este é um fato histórico, pois durante as coleções de inverno as marcas costumam usar poucos ou nenhum negro. Os motivos dados são diversos e pra lá de questionáveis. Leia mais no post:

A coleção COM CIÊNCIA NEGRA, em seu release, parece inspirar-se num poema de Aimé Césaire que interpreta os significados da palavra negro na sociedade. Césaire desmascarou liricamente a hipocrisia e expôs o real valor atribuido ao negro na sociedade: " a palavra "negro", saindo toda armada do berro de
uma flor venenosa, (...) a palavra “negro” como o último riso velado da inocência...."



A coleção COM CIÊNCIA NEGRA,  construída a partir de uma oficina realizada pelo OESTUDIO com os alunos da OI Kabum!,  promove através da via fashion uma nova reflexão sobre o significado do negro nos dias atuais: " A cor. O preto. O negro. O pigmento. A pele. A História. A Mistura. O de fora. O de dentro."
O resultado são 50 peças onde predominam o preto e suas variações e, para completar, tons de vermelho representando o sangue que corre igual em todas as veias.

A marca foi criada em 2000 por Nina Gaul e Nobu Ogata e exporta suas peças para o Japão. Saiba +:

O blog oladonegrodamoda espera que a partir das reinterpretações do significado do negro na sociedade/moda  propostos por OESTUDIO sirvam de inspiração para que cada vez mais fashionistas se vistam de COM CIÊNCIA/ CONSCIÊNCIA NEGRA por fora e por dentro e eliminem, de vez, as barreiras do preconceito e da hipocrisia, tal como intencionou Césaire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário