sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Yes we can!

Um NÃO ao PRECONCEITO RACIAL na moda e fora dela!

Sou Darth Fashion Vader, mas esta não é uma guerra nas estrelas. Este blog é, sobretudo, um protesto a favor do belo e ofuscado lado negro da moda. Uma “guerra” contra o preconceito racial, dentro e fora do mundo da moda.

Fashionistas, se queremos evoluir devemos parar já o control+c, control+vdas passarelas européias no Brasil. Vamos lutar contra a pré-história fashion! Vamos dar um basta nestes resquícios coloniais. Não precisamos importar estilos ou padrões de beleza. O Brasil cresceu e pode criar tendências a partir da sua originalidade: um povo miscigenado.

Assim como toda a verdade possui dois lados, está mais do que na hora do mercado fashion brasileiro apresentar o seu outro lado, o lado negro. Estamos cansados de capas, editoriais e revistas de moda totalmente ou majoritariamente repletas de paginas com modelos brancas, ou seja, com um enfoque em apenas um padrão de beleza!

Que fique claro que este não é um protesto extremista. Queremos mais cor nestes meios. Mais negros, mais amarelos, mais ruivos...

Está na hora de lutarmos pela ampliação e democratização do espaço fashion nacional. Num país conhecido pela miscigenação, e com um mercado de moda em crescente ampliação, deve-se abrir espaço proporcional para todas as cores de pele nas passarelas e nas revistas.

Isto quer dizer não apenas para uma pequena minoria.
Não devemos aceitar que, somente sob a obrigatoriedade de cotas raciais, poucos negros sejam inseridos nas revistas e passarelas para conformar e calar a boca dos demais.

Se num passado recente o negro não era usado nas campanhas, hoje a ainda pouca absorção do mesmo no mercado publicitário não nos satisfaz. Não podemos nos conformar com a inicial abertura do mercado publicitário aos negros no brasil. Queremos mais!...

Afinal, nem precisa ser tão ligado em moda para constatar que são sempre os poucos e mesmos corpos negros nas passarelas, revistas e nos comerciais. Já há algum tempo, dentre as celebridades, por exemplo, Tais Araujo parece deter a maior parte do espaço das revistas fashions, comerciais e campanhas.
Apesar de muito bem representados, em questão de beleza, por ela e pelos outros poucos negros em evidência, queremos muitos, queremos mais!

E você sabe por que devemos querer mais?

Só para ter uma noção...

Estas fotos foram tiradas hoje numa banca de jornal. Veja algumas das principais capas de revistas de moda e beleza.



Os mesmos perfis de sempre... que monotonia!!!

 Veja também as meninas vencedoras das duas primeiras edições do concurso garota fantástico...

Esta é a pagina de hoje (29/10 -16:27) do site  models.com
Tão“sem cor”não acham?



Estas são as gaúchas, “para variar”, Regina Krilow, da primeira edição, e Rafaela Gewehr, no ano passado


E por falar nisso, em entrevista postada no site do fantastico em 21/10, a top model Izabel Goulart afirma: “Vi uma diversificação muito grande entre as garotas. Tem negra, tem loura, morena, amazônica, ou seja, todas as misturas.

Vocês acham que tem realmente uma mistura de cores ou um respeito à cota mínima de negras e amazônicas?



A diversificação não é tão grande assim, Izabel... Isso é uma maquiagem da realidade, visto que a afirmação certa seria a seguinte: Tem UMA negra, tem louras, morenas e UMA amazônica, ou seja, todas as misturas mas em proporções bem desiguais!

Será que a  única representante negra Tamires Bittencourt vai sobreviver até a final, ou vai sucumbir subitamente na competição como as outras únicas negras das edições anteriores?


Logo a moda que é uma forte indústria criativa,deveria importar mais em sair da rotina...

Mudança? Yes we can! Temos que lutar pela mudança do paradigma racial no nosso país!.

Somente a mobilização e diálogo podem reverter esta situação. Vamos fazer alguma coisa?. Escrevam para as revistas de moda peçam mais negras e que elas sejam diferentes a cada edição!

Afinal, não vai ser a Gisele Bündschen, nem tampouco o Pelé que vão “literalmente” vestir a camisa desta causa, não é mesmo?


Que a força esteja com você!

10 comentários:

  1. Beleza Luana, mais uma voz e atitude no mundo fashion. Prá completar a tua rede lança aí o teu twitter, facebook e o escambau! Postei vc na minha rede. @josric,

    ResponderExcluir
  2. Orgulho enooooooooooorme de você, Minha Preta! Temos mesmo de fortalecer a luta contra o absurdo das desigualdades raciais que ainda imperam nesta pseudo-democracia racial, que de democracia ainda não tem nada! A luta é nossa e estamos nela!!!! Saúde e PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Vamos pensar que atitudes como a sua representa mais uma voz neste movimento..O mundo fashionrevisita sempre o mesmo modelo de beleza, padrão europeu.. Vamos provocar até que cansem!!!Desistam !!Luana estamos aqui..

    ResponderExcluir
  4. sou loiro e devia fazer um blog defendendo os loiros dizendo ''coitadinhos de nós, temos fama de burros e racistas''
    pelo amor de deus, pra que ficar falando que somos 'sem cor'? voce está enfatizando o grande preconceito que está dentro de voce, contra os brancos. pra que esse climinha de guerra? se acha que tem tanto poder assim que vá valorizar-se, ao invés de tentar derrotar o outro lado.
    eu sou a favor de: ''cada etnia um valor''. e não de ''esse é pior do que aquele''.
    vocês já tem cota nas universidades e leis a seu favor, o que mais querem? igualdade por favor

    ResponderExcluir
  5. marco.antoniotatto, estou vindo ao blog pela primeira vez e acho que vc vc nao entendeu a proposta do mesmo.

    VC leu a parte que diz 'Queremos mais cor nestes meios. Mais negros, mais amarelos, mais ruivos..?' Vc percebeu que o tao menos importante
    'sem cor' que vc critica vem entre aspas?

    Vc assiste televisao? Vc viu que mesmo com a fama de burros e racistas' 'que segundo vc, os loiros tem. Os mesmos loiros detem um imenso espaco no meio midiatico brasileiro, nao dando espaco para os demais representates da miscigenacao no Brasil?

    Nao ha nada mais racista do que dizer para os negros se contentarem com as cota nas universidades e leis ao nosso favor. Temos direito de querer mais!

    Este blog luta por mais espaco para TODOS. Se esta luta nao eh sua. caia fora!

    ResponderExcluir
  6. ah ta, quer dizer que voces querem mais? voces tem uma cota, e querem mais? sou loiro e nao teho cota em lugar nenhum pra nada, e voces nao se contentam com a cota? o que voces querem entao, cota na mídia também? o lamentável é que voces querem demarcar o lugar de voces como se fosse obrigação do mundo atender todas as expectativas de todos. sim, porque na verdade ninguém aqui percebe que não depende da cor, e sim da beleza pessoal, do mérito. e voces ainda reclamam de ter apenas 2 negras entre 10 pessoas, agora olhe a sua volta: voce vê uma quantidade igual entre brancos e negros? chega a ser ridículo voces quererem cota agora pra tudo. voces nao podem querer números iguais enquanto representarem minoria da população. até os ruivos entraram na jogada, coitados dos ruivos. não vejo um na minha frente a anos. e voces usam o preconceito pra justificar tudo, o que falta é cair na real. voces pretendem é sair ganhando sem mérito só por serem negros.

    ResponderExcluir
  7. Amei o seu Blog meu anjo.Sou modelo,negra de olhos verdes e careca e claro encontro muitas dificuldades no mundo da moda,a minha primeira aparição na Tv em Rede Nacional foi no programa Super Pop da Rede Tv,no quadro Super Top.Acho sim que existe preconceito não só no mundo da moda mas fora dele também independente da cor,entretanto o que mais vemos no mundo da moda é sim loiras dos olhos azuis,magérrimas e esguias .Essa falsa alusão de que estão procurando belezas "diferentes" não é real,basta ir a um evento como o Spfw que vocÊs iorão tirar suas próprias conclusões.Bjs...Jéssica Medeiros

    ResponderExcluir
  8. Jessy, vc tem como me deixar um endereço de email para contato? preciso falar com vc!

    ResponderExcluir
  9. concordo um pouco com o marco.antoniotatto. Até pq 90% das ruivas que vejo é tinta!!
    já viu a nova garota fantástica? ela é negra!!
    que coisa não??

    ResponderExcluir