sábado, 29 de janeiro de 2011

O que mudou apos cotas raciais no Fashion Rio?



Hoje é o 3° dia de SPFW .E esta é na quarta edição do evento apos o estabelecimento das cotas raciais. So para lembrar, esta foi uma medida sugestiva do Ministerio publico de Maio de 2009 para que as grifes das principais semanas de moda brasileras contassem com pelo menos 10 por cento de seu castings com modelos negros.

Num levantamento recente com base nas fotos do site chic,o fashion Rio outono inverno 2011 ,que ja acabou ha duas semanas, apresentou em suas passarelas cerca de 895 novos looks em 42 desfiles incluindo o prêmio Rio moda hype e o fashion business.

Destes,cerca 92 foram vestidos por modelos negros.O que significaria pouco mais de 10 por cento de representatividade. O que não evitou que algumas grifes não exibissem nenhum de seus looks vestidos por modelos negros.

Vale ressaltar que o que teria colaborado para o alcance desta marca quantitativa foi a realização do desfile da marca OESTUDIO que teve seu casting quase interamente composto por modelos negros.

Ou seja, numericamente, sem a apresentação da OESTUDIO,a quantidade de looks seria reduzido para 869 e, consequentemente, dos que foram vestidos por negros para 68.
O que acarretaria um percentual bem menor que 10 por cento de representatividade dos negros nas passarelas.

O curioso em tudo isso é que ainda no site chic é possivel visualizar informações sobre todas as marcas integrantes das semanas de moda e é interessante notar que boa  parte das que estiveram neste Fashion Rio exporta suas roupas para paises africanos com destaque para Angola, Africa do Sul e Moçambique.

Dai, surge a seguinte pergunta: como explicar o "não uso" de modelos negros mesmo quando ha um potencial mercado consumidor neste perfil?

Outra grande surpresa da ultima edição do fashion Rio, neste quesito, foi devido ao sumiço das tops negras Samira e Carmelita, que nas edições anteriores eram figuras ctrl+c,ctrl+V de quase todos os desfiles.
Esta edição pareceu dar mais espaço para a variedade de modelos negros presentes no mercado da moda .
Se bem que, na maioria dos desfiles, podia-se notar a presença constante de modelos tops como  Ana Bela e da morena Lais Ribeiro. Ja era possivel ver rostos mais diversificados ,O que, na minha opinião, ja é um passo para a mudança e quebra do "monopolio dos pacotes de modelos" que foi  geralmente exercido de maneira abusiva nas semanas de moda anteriores.
Também é verdade que este percentuam aproximado de 10% de modelos negros na passarela ainda pode ser considerado pouco numa população miscigenada, a qual mais de 50% considerada negra

Apesar disso,Helder Dias, dono da agência de modelos especializada em negros em São Paulo,em entrevista, afirmou que para ele nada mudou apos o estabelecimento das cotas raciais.
E que, na verdade, a moda e a publicidade continuam bookando poucas negras e quando o fazem dão preferencia sobretudo àquelas que têm traços de pele e cabelos menos étnicos.Vide a Vogue de Janeiro, que ainda, segundo Helder não soube aproveitar bem a diversidade étnica do pais.

O lado negro da moda quer o que você tem observado de diferente apos o estabelecimento das cotas?
Dê sua opinião ;)

E que a força esteja com você!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dicas de maquiagem para cabelos e pele negra. O que vc acha?

Atendendo a pedidos, aqui vai o post com o link da matéria feita pela GNT sobre dicas de maquiagem para cabelos e pele negra.


http://gnt.globo.com/gntfashion/Noticias/Confira-dicas-de-maquiagem-para-pele-negra-e-cuidados-com-os-cabelos-no--GNT-Fashion-.shtml

Espero realmente que este tipo de matéria não seja apenas uma tendência passageira , mas que se propague pelas demais coleções e épocas. Precisamos de dicas e conselhos sempre!

Assista e dê sua opinião.
Aproveite para ver se reconhece a blogueira que vos fala ;)

Que a força esteja com você!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As novas carinhas do Brasil



Depois do calendario da Pirelli, apos alguns meses de votação popular pelo site oficial da marca, este é o novo calendario Johnson's baby.

Adorei a diversidade étnica apresentada!

Este calendario não é a cara do Brasil ? 12 meses representados por 12 bebezinhos. Nenhum é negro!

Agora é a vez da Teuto selecionar o bebezinho modelo. Vocês podem acompanhar a campanha pelo site e ver no que vai dar:
http://hipodermeomega.cvdigital.com.br/?pg=home

Se a votação for mesmo popular, so depende de nos ,como consumidores, exigirmos e votarmos por calendarios,e bebezinhos de concursos que representem realmente a diversidade racial do Brasil.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vogue Brasil chega ao séc XXI?

 A revista Vogue Brasil, sob nova direção, finalmente presenteou seus leitores com uma Black Issue,três anos apos a inicativa da Vogue Italia. 
Sera que a Vogue Brasil saiu do séc XIX e  finalmente chegou ao século XXI?
A edição de janeiro da revista tem somente modelos negras em seus 4 editoriais de moda. São elas Iman Chanel,Gracie Carvalho, Emanuela de Paula e Jourdan Dunn. 
A atitude é de certa forma positiva, mas não sei se tão revolucionaria assim, afinal  podemos e devemos nos questionar  acerca de, pelo menos, dois aspectos desta revista.
1° A chamada "Brasil em alta" (no canto direito da capa),por exemplo,parece não se aplicar muito bem quando relacionada às modelos fotografadas.
Uma vez que das 4 meninas somente 2 sao brasileiras.Deste jeito parece que estamos bem longe de nos livrarmos da "sindrome de colonizados", e que "o terreno do vizinho" continua, na verdade," mais verde e fashion que o nosso..."
No entanto, bem sabemos que não é bem assim, afinal, modelos negras, lindas e de talento o Brasil tem de sobra...
Usa-se o argumento de que muitas das modelos negras não têm talento. O pior déficit notado e comprovado estatisticamente o de oportunidades mesmo!
Acredito que a Vogue deva investir cada vez mais para ter a cara do Brasil. Uma identidade propria pode fazer a Vogue ainda amadurecer e muito...
O que significa que, não se deve copiar as outras, so porque a Vogue Paris ou a Alemã, por exemplo, também quase não usam negros.

Precisamos agora não somente de uma "black issue". Mas sim de edições que premiem os leitores com aparições pontuais multietnicas ,ou seja, com paginas mais diversificadas entre brancas, negras com cara de brancas, negras com cara de negras,morenas,amarelas,...

Leia mais sobre modelos negras "com cara de brancas".

Vale lembrar que valorizar a "matéria-prima" nacional, neste caso, também pode ajudar muito na economia fashion do pais. Assim,poderemos ter uma "balança comercial" mais favoravel, isto é exportando mais e importando menos modelos,padrões, tendências...
Além disso, a pardtir de então, quem sabe futuramente poderemos ter mais brasileiras negras sendo classificadas como modelos relevantes...

Veja quais são as modelos negras que a revista Vogue consideradas como as mais importantes. Uma ajudinha cultural para quem so conhecia a Naomi:

Nesta black issue  da Vogue, por exemplo, nota-se somente a marca lança perfume usou a morena Lais Ribeiro para sua campanha.

E notavel que as marcas em suas campanhas ainda quase não utilizam negras. 

Vamos torcer para que a iniciativa da Vogue contagie também as marcas que ao fazer suas campanhas pensem em diversificar não somente na criatividade da roupas, peças ou
dos cenarios usados, mas também nos seus personagens.

Ja é mais do que sabido que o publico ja esta cansado de ser massacrado visualmente com somente modelos brancas estampadas nas fachadas dos shoppings e outdoors...

Alôô,marcas abram ja os seus olhos para não perderem seu publico!!

Onda negra?
A L'officiel Paris "Noir is beautiful" (Negro é lindo) de Novembro de 2010 também publicou uma matéria sobre Obama e a cultura negra.

So que nesta edição a capa não estampa uma modelo negra e tampouco as paginas.

Esperamos que o fato de modelos negras e da cultura negra ganharem mais visibilidade nas revistas e passarelas não seja somente uma tendência e sim um passo para um futuro o qual a diversidade étnica do pais e do mundo sera mais respeitada e tratada de forma cada vez mais natural. 

Que a força esteja conosco!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

OESTUDIO e a COM CIÊNCIA NEGRA

OESTUDIO está com a bola da vez. A grife vai colocar somente modelos negros em seu desfile da temporada de inverno 2011 no Fashion RIO. Vale lembrar que este é um fato histórico, pois durante as coleções de inverno as marcas costumam usar poucos ou nenhum negro. Os motivos dados são diversos e pra lá de questionáveis. Leia mais no post:

A coleção COM CIÊNCIA NEGRA, em seu release, parece inspirar-se num poema de Aimé Césaire que interpreta os significados da palavra negro na sociedade. Césaire desmascarou liricamente a hipocrisia e expôs o real valor atribuido ao negro na sociedade: " a palavra "negro", saindo toda armada do berro de
uma flor venenosa, (...) a palavra “negro” como o último riso velado da inocência...."



A coleção COM CIÊNCIA NEGRA,  construída a partir de uma oficina realizada pelo OESTUDIO com os alunos da OI Kabum!,  promove através da via fashion uma nova reflexão sobre o significado do negro nos dias atuais: " A cor. O preto. O negro. O pigmento. A pele. A História. A Mistura. O de fora. O de dentro."
O resultado são 50 peças onde predominam o preto e suas variações e, para completar, tons de vermelho representando o sangue que corre igual em todas as veias.

A marca foi criada em 2000 por Nina Gaul e Nobu Ogata e exporta suas peças para o Japão. Saiba +:

O blog oladonegrodamoda espera que a partir das reinterpretações do significado do negro na sociedade/moda  propostos por OESTUDIO sirvam de inspiração para que cada vez mais fashionistas se vistam de COM CIÊNCIA/ CONSCIÊNCIA NEGRA por fora e por dentro e eliminem, de vez, as barreiras do preconceito e da hipocrisia, tal como intencionou Césaire.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Quem quer ser modelo? Ainda não é um filme, mas tem tudo para ser...



          Faltam apenas 3 dias para o inicio do FASHION RIO temporada de INVERNO 2011 e, atendendo a pedidos fiz um post especial e o primeiro do ano, com dicas para quem quer ser modelo. Espero que gostem! FELIZ 2011!

Estas são algumas das minhas dicas, e que,na verdade, considero bem preciosas ,afinal no mundo da moda há um forte lobby dos que fazem mistério sobre coisas muito simples... Acrescentei também alguns links interessantes...
Eu, por exemplo, adoraria ter recebido estes conselhos, enquanto as pessoas diziam que eu deveria ser modelo, mas ninguém me indicava o que fazer. Logo, se eu fosse você, lia tudinho com carinho...

Para as meninas:

Você mede mais do que 1,70m?
Tem no máximo as seguintes medidas?
89cm quadril
60cm de cintura

Alguns termos que você precisa saber:


Primeiro:

  1. Encare tudo isso como um hobby e não uma profissão. Primeiramente, digo isso, pois tenha em mente que quem quer ser modelo não quer ser um milionario. [um pqno trocadilho para ser engraçadinho com o filme "Quem quer ser um milionario"  ;) ]. Este é um mercado muito saturado. São muitas meninas tentando obter visibilidade.                                                                                               Pensar desta forma ajudara também a evitar ilusões sobre construir o futuro sobre e algo extremamente passageiro e instável – salvo nas situações em que são assinados contratos de trabalho, em geral não há salário fixo ou jornadas de trabalho definidas com precisão. Trabalhos vêm e vão numa questão de segundos.                                                                                                                                                                                                                                                                          Além disso, como é visto constantemente nas campanhas, comerciais, passarelas e paginas de revistas, um modelo é facilmente substituido por um ator,atriz ou celebridade da vez como um BBB querido ou alguém que se torna namorado(a) de um famoso. Ou seja, o mundo da moda é pouco profissional neste quesito. O que vale é o marketing da marca, ou o lucro da agência em colocar em maior evidência os modelos nos quais eles mais apostam. Então, meninas, não se entristeçam ao ver, por exemplo,a mesma modelo sempre na passarela- faz parte do lucro da agência. Em muitos casos, você ocê pode até ter sido bookada,mas se for do interesse da agência promover outro modelo eles. Já vivenciei casos onde do agente dizer ao cliente que a modelo quebrou a perna e ela nem vai ficar sabendo o porque caiu ou não fez determinado trabalho.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Outra coisa, não ache tão estranho que aquela famosa, nem tão bonita assim, com o quadril muito maior que o seu acabe ocupando o lugar de modelos na passarela. Modelos, estas que estão lutando para manter seus 89, 88 e dai para baixo- como solicitado pelas agências, embora digam que não!.                                                                                                                                             Você nunca se perguntou pra que tanto sacrificio se manter magra, se em muitos casos, basta ser famoso para invadir o mundo da moda?
  1. Não faça material com qualquer profissional antes de ir às agências. Tire polaroides sem pousar muito e sem maquiagem. Para saber como, procure por seçoes de polaroides em sites das agencias como o link abaixo:



  1. Para busca de agências, veja no site abaixo ou procure outro do tipo que tenha agências separadas por estado.



  1. Para saber quais são as melhores agências, pesquise nos créditos de revistas de moda como Vogue Elle, L’officiel. Geralmente, estas agências são as mais aplicadas, do momento, a enviar seus modelos para obtenção de material fotográfico. Atenção! O material obtido em revistas, editoriais e campanhas são as maiores preciosidades que uma agência pode te ajudar a ter.

  1. No momento, as melhores agências se situam em São Paulo. Assim que puder passe alguns dias lá a procura. Senão, tente na sua própria cidade ou nas mais próximas as que tenham link com as agências paulistas, mas sempre intencione ir para São Paulo, vale a pena. Não se acomode nem tenha medo. Vá.

  1. É de suma importância ir pessoalmente às agencias escolhidas. Em geral eles recebem muitos e-mails, então existem grandes chances de não abrirem o seu, ou negarem sem sequer avaliar o seu pedido de inscrição .


  1. No dia da entrevista, procure não usar maquiagem. Siga o exemplo dos looks usado para fazer sua polaroide. Tanto para a naturalidade das peles quanto para as roupas, caso você não souber o que usar.


Para as meninas geralmente, um rimel já é suficiente. Se tiver olheiras, uma base não excessiva na região pode ajudar. Em caso de espinhas procure trata las antes de ir na agencia.


  1. Aguarde pacientemente sua vez na fila. Por que não aproveitar para ler um livro ou folhear uma revista de moda ?. Se você gosta de moda aproveite para entender mais sobre as tendências e os estilistas

  1. Não se assuste se após tanto esperar, os bookers passarem algumas meninas na sua frente por questão de preferência, ou que eles façam uma fila, mais conhecida como “paredão” e depois dispensem todas . Na moda, por crerem ter o poder de julgar a beleza das pessoas, muitos se enchem de um ar de superioridade e ignoram o fato de estarem lidando com os sonhos de muitos jovens que deram tudo de si para participarem da entrevista.
O minimo que se espera de uma agência é que ela se organize bem para atender os interessados e que, na melhor das hipoteses, aceite o modelo, ou então diga não e o porque , seja lhe dando conselhos para melhorar ou para não insistir no mercado, se caso não possuir realmente o perfil.
Lidar com tudo isso é o primeiro e grande desafio e eu diria ainda, o mais constante. O importante é, se realmente você sentir que se encaixa no perfil, não desista no primeiro não. Se você é negra(o) tenha o dobro de persistência. Afinal o racismo agrava ainda mais o segragacionismo na moda,mas não desista!

  1. Fui aceito mas não sei qual agencia escolher? No caso de indecisão entre agencias, fique com aquela onde tenham te dado mais atenção. Grande ou pequena, não importa. Mesmo que seja uma de menor porte, saiba que num momento inicial ,você precisa contar com a empatia e com a vontade deles de te porem para trabalhar. Além disso, nas agencia maiores, quando os bookers não te dão atenção, você pode ficar esquecido. Não adianta vestir a camisa de uma grande agencia se eles não acreditarem em você. Com o tempo e o acumulo de material, você pode tentar procurar as maiores. São estas, que graças ao nome de peso, em geral o numero maior de clientes, podem oferecer mais oportunidades de trabalhos e maior visibilidade no mercado.

  1. A partir do momento que estiver inscrita numa agencia, você vai precisar do seu book - um livro de fotos feitas por um profissional. Geralmente, se a agência realmente apostar no seu sucesso eles irão adiantar o book para você e depois descontar nos seus próximos cachês o seu valor. Normalmente somente após obter fotos profissionais que você será apresentada aos castings. A partir daí você poderá preencher o book com fotos de trabalho.


  1. Com que roupa eu vou? Para os castings de passarela, em geral, continue usando o look “polaroide”. Seja consciente de que o modo de avaliaçao nos castings é injusto, racista e nada original visto grande maioria ainda são do tipo ctrl+ c, ctrl+v da maioria das tendências européias, onde negros, por exemplo, são pouco usados.

  1. No Brasil, a questão trabalhista dos modelos ainda precisa ser revista.O sindicato ainda é insuficiente. O tempo de espera nos trabalhos, em muitos casos, ainda é muito grande. Às vezes pela falta de organização de um cliente, a modelo pode ficar presa o dia inteiro num trabalho, para fazer uma foto de cinco minutos sem receber mais por isso. Em alguns países da Asia, já é mais freqüente que a modelo assine um contrato ao chegar, uma espécie de check- in e ao sair também. O que contaria o seu numero de horas e a remuneraria pelas horas extras.


  1. Fique de olho nos descontos e prazos de pagamentos a serem cumpridos pelas agências. Em geral a taxa cobrada é de 33,3% os quais 20% dos cachês são da agência e 13,3% de nota fiscal. A partir que você for crescendo dentro de uma agência estes números podem ser negociados para baixo!.
Apartamento, caso você more num apartamento que pertence a agencia, bookers, passagens, composites (cartões fotográficos) na maioria dos casos tudo é descontado dos cachês mas fique de olho npara ver se correspondem realmente as suas despesas.
O prazo para pagamento são normalmente de 30 dias. Acontece muito frequentemente dos cachês atrasarem por causa da inadimplência de alguns clientes. Neste caso, pressione a agencia para que ela o cobre e fique de olho para saber se ela está adiantando os cachês, dos outros modelos que fizeram o mesmo trabalho que o seu, caso sim peça também para adiantar o seu.
Ah, fique de olho também na percentagem cobrada por scouters. Para quem possui scouters ainda tem uma redução de 5% a mais no cachê.
Não é para ser chata ou mal educada. Apenas se imponha e os faça saber que você merece respeito com relação aos prazos e que também tem despesas a serem pagas ou dindin para enviar para sua família...


  1. No inicio, alguns trabalhos, principalmente para as revistas não são remunerados. Para que assim você, new face, obtenha material fotográfico. No entanto, quando notar que já preencheu o book ,comece a sinalizar a agencia seu desejo de parar de fazer trabalhos gratuitos e ser enviada para trabalhos de gente grande, dos tipos que pagam REALmente ;)

  1. Procure saber da sua agência–mãe quais são as suas chances para ser enviada para uma agência internacional.
Pode ser uma super experiência de vida e profissional. Vá estudando inglês para poder ser independente. Mesmo com uma pequena base do idioma a convivência, no próprio país, caso seja de língua inglesa, poderá torna –lo(la) mais fluente, senão, em qualquer lugar do mundo, saber a língua será útil, pelo menos, para ajudar a não passar fome.E por falar nisso, nem pensar em passar fome, hein?!

  1. O mais importante é saber que no início a agência tem papel fundamental. No entanto, o que vale mesmo é , de certa forma, ser independente. Com o tempo e as experiências o contato com os clientes nacionais ou internacionais poderá ser feito diretamente. Isto vai reduzir todos os encargos finaceiros impostos pela agencia mas também poderá reduzir a amplitude de clientes que so geralmente uma agencia tem. Dica: você saberá o que fazer. Se a agencia cuidar bem de você deixe com que ela continue fazendo seu trabalho, senão faça você mesmo quando começar a ter contatos suficientes para tal



Bem vinda ao mundo da moda e boa sorte!


E pessoalmente, aconselho ainda outras coisinhas:

*É de extrema importância não se deixar levar pelo que dizem em relação à magreza. Preze pela sua saúde afinal sem ela nada se faz.

*Não fume ou beba porque todas fumam ou bebem.

*Não ponha o dedo na garganta, ou deixe de se alimentar porque as outras fazem.

*Não saia com alguém porque dizem que isso pode te ajudar a ascender rapidamente.

*Ah, e sobretudo, não abandone a escola por achar que o mundo da moda é mais cômodo. Somente a educação conduz a liberdade de pensamentos. Não é a toa que as modelos são mudas- julgadas apenas pela beleza física e devem obedecer ordens sem questiona- las. Você não vai querer ser uma eterna bestializada, vai?

Seja consciente dos seus atos.

E leia também:



Que a força esteja com você!